A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) sediou, na manhã desta quarta-feira (26), as primeiras reuniões do 1º Encontro Nacional das Redes do Conpeg (Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal). Os encontros marcaram a abertura simbólica das atividades preparatórias do evento oficial, reunindo representantes das redes para instalar os trabalhos e alinhar a participação institucional dos estados.
As reuniões contaram com a presença de procuradores, gestores e coordenadores das redes participantes, que iniciaram a definição do cronograma, da estrutura dos futuros painéis e da articulação de responsabilidades para o encontro principal.
A iniciativa promove integração entre as unidades, fortalece o diálogo entre órgãos públicos e estimula a troca de experiências e o alinhamento de procedimentos. Para a PGE/SP, sediar o pré-evento reafirma o compromisso da instituição com a transparência, a eficiência administrativa e o fortalecimento das redes de cooperação estatal.
Segundo a presidente do Conpeg e procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, a realização do encontro nacional reforça a importância de uma atuação coordenada entre os estados para enfrentar desafios estruturais e emergentes em áreas estratégicas como inovação, inteligência artificial, proteção de dados, reforma tributária, direitos humanos e modernização institucional. “As Procuradorias-Gerais dos Estados assumem um papel essencial na formulação jurídica de políticas públicas e na construção de soluções que exigem segurança jurídica, eficiência e visão de futuro. Este evento consolida o protagonismo das PGEs como agentes de transformação do Estado brasileiro e inaugura uma nova fase de articulação interfederativa, baseada na cooperação, na troca de experiências e na defesa conjunta dos interesses estaduais”, destacou.
Participaram das reuniões na manhã desta quarta-feira (26), representantes de diversas redes que integram o Conpeg, entre elas a Câmara Técnica para Assuntos Judiciais, o Fórum Nacional das Consultorias Jurídicas (Fonacon), a Rede Nacional de Governança, Estratégia e Inovação (Renagei), o Fórum Nacional Permanente de Equidade e Diversidade (Fonped), o Fórum Nacional dos Centros de Estudos (Fonace) e o Colégio dos Corregedores das Procuradorias-Gerais dos Estados (CCPGE), todas engajadas na construção conjunta da programação e na definição das diretrizes do encontro oficial.


