Conpeg elege nova diretoria para o biênio 2026-2027

O Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg) realizou, nesta quinta-feira (27), em São Paulo, reunião extraordinária para eleição da nova chapa que conduzirá o colegiado no biênio 2026-2027. A votação definiu a seguinte composição para os próximos dois anos:

• Bárbara Camardelli Loi (PGE/BA) – Presidente
• Ana Carolina Ali Garcia (PGE/MS) – 1ª vice-presidente
• Inês Maria dos Santos Coimbra (PGE/SP) – 2ª vice-presidente
• Márcio Wanderley de Azevedo (PGDF) – Secretário-geral
• Francisco de Assis da Silva Lopes (PGE/MT) – Tesoureiro

• Conselho Fiscal (titulares):
o Janete Melo D’Albuquerque Lima de Melo (PGE/AC)
o Iuri Carlyle do Amaral Almeida Madruga(PGE/ES)
o Francisco Gomes Pierot Júnior (PGE/PI)

• Conselho Fiscal (suplentes):
o Thiago Alencar (PGE/RO)
o Luciano Borges dos Santos (PGE/PR)
o Rafael Arruda Oliveira (PGE/GO)

O pleito foi precedido pela apresentação do Relatório de Gestão da atual presidência, sob responsabilidade da procuradora geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra.

Mais cedo, durante a reunião ordinária iniciada às 10h, os procuradores gerais participaram de uma série de apresentações técnicas que abordaram temas estratégicos da Advocacia Pública. Entre os destaques, o diagnóstico de maturidade institucional do Fórum Nacional dos Procuradores do Estado da Dívida Ativa (Fonped), os enunciados do Fonacasc e do Fonacon, além do resultado da pesquisa realizada pelo Observatório de Arbitragem do Conpeg. Também foram discutidos assuntos gerais da Renagei, critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e compensação do Imposto de Renda, além de um momento dedicado à Câmara Técnica do colegiado.

Na segunda parte da programação, foi celebrado um Acordo de Cooperação Técnica entre as Procuradorias Gerais dos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul para a expansão do Procurando Saber — programa paulista voltado à educação jurídica e ao fortalecimento institucional. O modelo será compartilhado com o objetivo de adaptação às realidades locais e disseminação de boas práticas.

Em sua fala de despedida da presidência, Inês Coimbra agradeceu o apoio dos colegas durante os dois anos de gestão e ressaltou o esforço coletivo para dar solidez administrativa e financeira ao Conpeg. A procuradora geral destacou que a evolução do colegiado tem sido construída de forma compartilhada:

“O Conpeg é uma grande corrida de revezamento — e essa é a maior prova de que nada se faz sozinho. Quando sonhamos coletivamente, o sonho se torna realidade. Tudo o que conquistamos até aqui foi porque caminhamos juntos.”
Inês também fez agradecimento especial às procuradoras gerais Bárbara Camardelli e Ana Carolina Ali, que integraram a gestão atual.

A nova presidente eleita, procuradora geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli, afirmou que a próxima fase será voltada à consolidação institucional do Conpeg e ao fortalecimento da atuação da Advocacia Pública estadual:

“Que as Procuradorias se reconheçam no Conpeg como uma instituição que as representa. Estamos em um momento de crescimento, e o próximo passo é a fixação dessa estrutura e a profissionalização da gestão, com a distribuição de coordenações que permitam maior troca e inteligência na gestão de dados.”

O evento segue em São Paulo com atividades de encerramento e articulações para a transição da gestão.


Fechar Menu
Secured By miniOrange